segunda-feira, setembro 23, 2013

Elas sempre estão a qualquer estação: As Estampas. Mas quem nunca confundiu ou errou a pronuncia dessas nossas queridinha. Esse guia vai ajudar nós, apaixonadas por estampas, a não cometer erros!!




Pied-de-Poule: Criado na França para a roupa urbana, o pied-de-poule era sempre de lã, em duas cores. a padronagem foi introduzida e eternizada por Coco Chanel, por seu tailler, nos anos 1920. Clássica e elegante, a padronagem é mais associada a peças de inverno, em tecidos mais pesados (principalmente tweed).
Pied-de-Coq: Tecido com padronagem maior do que o Pied-de-Poule. Em francês, significa “pé de galo”.

Risca de giz: Essa é uma estampa muito clássica que ficou conhecida por ser usada nos ternos dos gangsteres americanos nas décadas de 1920 e 1930 e hoje, é comum também nas roupas femininas e na combinação de risca de giz com floral.Liberty: Estampa floral, com desenhos pequenos, que pode ter fundo claro ou escuro. Faz sucesso desde 1875, quando o empresário britânico Arthur Liberty abriu uma loja no centro de Londres e estampava os tecidos a mão com desenhos de florzinhas. Hoje, são mais de 500 tipos de padronagens florais comercializadas por todo o mundo.


Paisley: Estampa com desenhos de folhas com pontas, curvas e tamanhos diferentes. Antes conhecido por cashmere, se tornou um dos símbolos da moda hippie nos anos 70. Antes do movimento hippie, a estampa era símbolo de sofisticação e a cara da aristocracia britânica. E foi ai que o movimento da contracultura da época decidiu se “apoderar” de algo das camadas abastadas e subverter tudo aquilo, dando um significado mais popular para a estampa.Xadrez Vichy: A estampa ganhou esse nome por causa da cidade homônima onde ela surgiu, na França, um lugarejo típico e conhecido por sua fabricação de tecidos de algodão para aventais e camisetas com esta mesma padronagem. A estampa ficou popularmente conhecido nos Estados Unidos e entrou para a moda nos anos 40 e 50 nos vestidos, saias rodadas, blusas de babados, biquínis e camisas. O famoso estilo pin-up também usou e abusou do vichy, junto com o tradicional poá. O vichy é basicamente um xadrez bicolor tendo como base o branco.

Xadrez Tartan: Tartan ou tartã,  é o nome de um tecido de lã de trama fechada, gramatura leve e possui padrões diferentes usados para identificar os clãs da Escócia. O tecido possui listras diferentes que se cruzam criando desenhos em xadrez de várias larguras. Foi Madeimosele Coco Chanel que trouxe para o guarda roupa feminino, roupas elegantes e confortáveis no padrão tartã. Na década de 70, com o surgimento dos punks o xadrez foi usado como detalhes e tinha a intenção de ironizar e romper com os ícones culturais.Xadrez argyle: O xadrez de losangos, conhecido como Argyle, é inspirado no padrão de xadrez (tartan) do clã dos Campbell, provenientes da região de Argyll, no oeste da Escócia. Lá fora, essa padronagem também é conhecida como xadrez diamante, devido ao formato (de losango). É mais comumente encontrado em coletes, suéteres e até vestidos.


Estampa de onça: O animal print parece que nunca vai sair de moda, entra temporada, sai temporada, essa estampa sempre está nas coleções de diversos estilistas. Assim como qualquer estampa, a dica aqui é para não exagerar e correr o risco de sair na rua parecendo uma onça pintada.
Estampa de onça ou leopardo: hoje em dia, com a gigantesca popularização no animal print na moda, muitas estampas não são nem de um bicho e nem de outro, simplesmente são uma mistura de características entre ambos! a estampa de onça tem pintas maiores ou com vários pontos pretos ou mais escuros no meio do desenho, formando “rosetas”, enquanto a estampa de leopardo é mais miúda e abundante, com o meio do desenho da mesma cor do fundo.
Agora é aproveitar essas estampas quando  invadem ruas e vitrines de lojas. LAMBUZEM o guarda-roupa com: blusas, blazers, vestidos, calças, leggings, sapatos, bolsas, lenços, saias, camisas 



0 comentários:

BLÁ BLÁ BLÁ

Minha foto
♡ Apaixonada por moda, make, shoes e designer. Noiva, Consultora de marketing e Blogueira nas horas vagas. Um turbilhão de ideias por minuto: Define!. Me entrego por inteira para as coisas boas da vida.Tudo que me toca o coração, deixa sempre alguma história para contar...

La Fashionit's ♥

Vanessa Dâmaris. Tecnologia do Blogger.