quinta-feira, abril 15, 2010
Quando me perguntam quais são os meus filmes preferidos, tenho sempre muita dificuldade em responder. Não é uma pergunta fácil!Consigo quase sempre fazer um top 5, embora com muita dificuldade; no entanto tem um que sempre está entre, precisamente esse:


"Cinema Paradiso" não é um simples filme, na melhor definição é uma grande homenagem ao cinema. Nos envolvemos de maneira tão profunda e sincera na história que de um jeito ou de outro nos faz relembrar e resgatar grandes clássicos do cinema, além, é claro, de nos tocar profundamente com belos relacionamentos e conflitos. Uma grande amizade criada por uma grande paixão: O CINEMA! O filme começa com uma ligação da mãe de Salvatore para ele dando a notícia da morte de um "tal" de Alfredo. Há 30 anos sem ir a sua cidade natal, Salvatore começa a relembrar de seu passado, de sua familia, de sua paixões e de Alfredo. Assim é que somos apresentados a Toto (como Salvatore era chamado quando criança), um jovem e simpático garoto que já demonstra grande afeição pelo cinema. Assim surge uma grande e encantadora amizade com o projecista do cinema da cidade, o "tal" de Alfredo. Após uma tragédia, Alfredo sofre graves queimaduras e perde a visão. Toto assume o lugar dele no cinema que foi reformado dos danos causados pelo incêndio e reaberto com o nome de "Novo Cinema Paradiso". Com muita boa vontade e coração aberto ele sempre está no cinema e com Alfredo. Então surge uma nova paixão em sua vida, Helena. Mas esse romance não poderia ser menos melodramático, ele ama ela mas ela ainda não o ama, mas ele tem paciência para que tudo corra naturalmente para ela se apaixonar por ele. O impressionante é que quando Toto, ops, Salvatore dá valor à sua amizade com Alfredo e segue fielmente o pedido feito a 30 anos atrás: "não volte mais para cá". Apenas a grande amizade fez esse pedido ser quebrado."Cinema Paradiso" é um grande filme, desde seu início encanta e cativa o público. É uma enorme declaração de amor à 7º arte e mostra o quanto esta arte é fenomenal. Um filme perfeito para ensinar o que é cinema, um show de direção do Giuseppe Tornatore, um filme aberto para emoções. O filme sempre que assisto me emociona, é díficil de segurar as lágrimas ao seu término, até os mais "díficil de chorar" como eu irão se emocionar. Quando o filme acaba tenho certeza que virá uma coisa na cabeça: "como fiquei até hoje sem ver esse maravilhoso filme"? Para quem ama o cinema de coração, veja o mais encantador se tratando dele próprio. Mais uma e última coisa a falar sobre esse filme, a sequência final com várias cenas de beijos (que haviam sido censuradas pelo padre) é um amor. Aliás, o filme todo é!

Aqui vão as razões pelas quais eu acho que toda a gente devia ver este filme:

1. Cinema Paraíso
- Tem uma história cativante e emotiva;
- Tem momentos dramáticos, hilariantes e frustrantes;
- Tem uma banda sonora fabulosa;
- A cena final! ;-)

0 comentários:

BLÁ BLÁ BLÁ

Minha foto
♡ Apaixonada por moda, make, shoes e designer. Noiva, Consultora de marketing e Blogueira nas horas vagas. Um turbilhão de ideias por minuto: Define!. Me entrego por inteira para as coisas boas da vida.Tudo que me toca o coração, deixa sempre alguma história para contar...

La Fashionit's ♥

Vanessa Dâmaris. Tecnologia do Blogger.